Dicas para aliviar a dor na artrose
COMO ALIVIAR OS SINTOMAS?
ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL:
- Evite alimentos com gordura saturada, sódio e açúcares não fique longos períodos sem comer. Longos períodos de jejum levam o corpo a diminuir o metabolismo para acumular energia, assim, acabamos engordando. Por isso, o ideal é fazer pequenos lanches a cada 3 horas para manter o bom metabolismo.
- Use alimentos naturais e integrais, como macarrão integral, molho de tomate natural, pão integral. Os alimentos naturais são ricos em vitaminas enquanto os integrais ajudam na evacuação e saciedade. Alimentos industrializados são ricos em corantes, conservantes e sódio, podendo levar a hipertensão.
- Procure comer alimentos mais leves, como: queijo fresco, ricota, cottage, peito de peru, muitas verduras e legumes, carne branca (peixe e frango).
- As refeições devem ser feitas em lugares tranquilos e sem pressa. Isso ajuda a digestão e sentir saciedade com menores porções.
- Evite alimentos ricos em farinha refinada, como: bolos, biscoitos, massas, congelados, sopas prontas, salgadinhos.
- Beba muita água. Cerca de 2 litros por dia e consuma frutas.
- Procure comer uma dieta com todos os tipos de alimentos em uma única refeição, mas em menor quantidade. Inicie com um prato rico em verduras variadas, depois coma uma porção de carboidrato (arroz ou batata ou macarrão), uma proteína (frango, peixe ou carne magra), legumes variados.
- Evite doces ricos em açucares e gorduras.
- Alimente-se bem pela manhã. O café da manhã pode conter: frutas, iogurte ou leite, granola, pão integral, queijo branco, peito de peru.
Exercicios Fisicos
- O exercício diminui a velocidade de desgaste da articulação, melhora a função cardiorrespiratória, fortalece a musculatura e controla o peso.
- Devemos tomar o cuidado para não sobrecarregar a articulação e agravar a artrose.
- Faça alongamento diário.
- Faça exercícios de fortalecimento muscular.
- Faça exercício aeróbico leve: natação, hidroginástica, ciclismo em bicicleta ergométrica, e caminhada.
- Exercícios de Pilates: com orientação de nosso fisioterapeuta.

Quando já puder sentar, tencione o musculo da coxa e com o joelho levemente para baixo, empurre suavemente com a mão a região da paleta. Segure por 5 segundos e repita 10 vezes em cada joelho 3 vezes por dia.

Sentado em uma cadeira, balance seu joelho para frente e para traz, o máximo que puder. Segure por 5 segundos e repita 10 vezes. Faça 2 a 3 vezes por dia.

Sentado em uma cadeira, apoie seu pé no chão, incline em direção a seu pé de modo a colocar parte do seu peso sobre ele, segure por 30 segundos e repita 5 vezes. Faça o exercíco de 2 a 3 vezes por dia.

Coloque uma toalha ou um travesseiro atrás do calcanhar operado. Empurre o calcanhar para baixo, de forma a contrair os músculos atrás da perna, segure por 3 segundos e relaxe. Faça por 5 a 10 minutos, 3 vezes por dia.

Coloque um travesseiro firme ou uma toalha em baixo do joelho da perna afetada. Levante e baixe a perna (região a baixo do joelho ate o pé). Não movimente o joelho. Faça de 5 a 10 minutos 3 vezes por dia.

Deixe o calcanhar para fora da cama, quando as pernas estiverem estendidas. Flexione a perna levando os pés em direção às nádegas. Faça por 5 a 10 minutos 3 vezes por dia.

Deixe os joelhos estendidos, a perna lesionada deverá estar na parte superior do corpo. Levante a perna com o joelho estendido e dedão do pé apontado para cima. Faça por 5 a 19 minutos 3 vezes por dia.

Deixe a perna lesionada estendida e a outra flexionada, erga a perna para cima e abaixe-a. Faça por 5 a 10 minutos 3 vezes por dia.

- A bengala irá te ajudar caso você tenha um pequeno problema de instabilidade, fraqueza na perna ou tronco, lesão ou dor. Para pessoas mais velhas, uma bengala de um ponto de apoio já ajuda a manter a independência.
- O topo da bengala deve ter a altura de seu pulso quando estiver em pé.
- Seu cotovelo deve dobrar suavemente ao segurar a bengala.
- Segure a bengala com a mão oposta ao lado que precisa do apoio

- Ao caminhar, a bengala e a perna lesionada devem tocar o chão ao mesmo instante.
- Para começar a andar, coloque a bengala a um pequeno passo a frente de seu membro machucado. Apoie a bengala no chão ao mesmo tempo que apoiar o pé de sua perna ferida no chão para dar o primeiro passo. Dê o segundo passo com a perna normal.
- Repita as ações sucessivamente.
- A bengala deve estar na mão oposta ao lado da perna lesionada.
- Primeiro você deve subir o degrau com a perna normal.
- Depois, suba o mesmo degrau com a perna lesionada e a bengala de apoio.
- Se possível segure no corrimão.
- Para descer as escadas, primeiro coloque sua bengala depois sua perna machucada. Depois coloque a perna normal a qual levará o peso do corpo.
APLICAÇÃO DE COMPREsSAS FRIAS E QUENTES
COMpRESSA QUENTE:
- Para alívio da dor crônica, quando há tensão muscular associada.
- Não faça após trauma, se estiver com o joelho inchado ou inflamado (vermelho, quente), se tiver diabetes, machucado na pele do joelho.
- A compressa aumenta o fluxo de sangue local, diminuindo a dor e a tensão muscular.
- Faça por 15 a 20 minutos.
COMpRESSA QUENTE:
- Reduz a inflamação e dor aguda.
- É indicada na presença de dor após os exercícios físicos ou trauma.
- O gelo ajuda a absorver o edema (inchaço).
- Faça por 15 a 20 minutos.
- Não faça antes de atividade física.
- Não aplique diretamente na pele, sempre use um pano fino sobre a pele.